Você está aqui: Capa » Saúde » O que fazer com um dente estragado, ao invés de extraí-lo!
O que fazer com um dente estragado, ao invés de extraí-lo!

O que fazer com um dente estragado, ao invés de extraí-lo!

 

          Se você acha que seu dente está totalmente estragado e não tem mais jeito, é bom saber a opinião de um ou mais dentistas antes de mandar extraí-lo, pois se ele ainda tiver chances, será  útil para o equilíbrio de sua boca. Mesmo que toda parte visível acima da gengiva (coroa) esteja quebrada ou com cárie, se a raiz estiver boa, é possível aproveitá-la. Isso é feito após o devido tratamento dos canais, como base para a colocação de um ou mais pinos. Sobre esse pino ou núcleo colocamos uma coroa que será uma peça feita em laboratório imitando o dente.

Esse tipo de trabalho, quando   bem feito, é melhor do que extrair o dente e colocar próteses ou mesmo um implante. O implante, por exemplo, nada mais é que uma tentativa de se colocar uma raiz artificial dentro do osso, o que envolve uma cirurgia e a necessidade de formação de novo osso no local onde o dente foi extraído.

Porém, se a raiz do dente em questão não puder ser aproveitada e tiver que ser extraída, é importante saber que você precisará colocar outro dente no local e então a melhor opção pode ser um implante, uma prótese fixa ou removível (por ordem de eficiência mastigatória).

Do ponto de vista financeiro, extrair um dente só é mais barato se você não levar em consideração quanto vai gastar para colocar outro no lugar. Com certeza, tratar um canal e colocar uma coroa nesse dente muito comprometido ficará menos dispendioso do que colocar um implante ou outras próteses.

Alguém poderá dizer: “Mas não vou colocar nada no lugar!” Tome cuidado, pois o estrago poderá ser maior. Quando um dente é extraído, os dentes ao lado, abaixo ou acima do espaço que ficou, tendem a se movimentar na tentativa de fechar o espaço vazio . Com isso, há um desajuste da oclusão (mordida) entre os dentes e, quanto mais tempo se passar da extração, mais difícil será colocá-los no lugar através de aparelhos ortodônticos. Esse desajuste além de anti-estético poderá levar a problemas de articulação. Um exemplo: se o dente acima do espaço não tiver nada que o impeça, ele vai descendo na tentativa de encontrar o seu companheiro de mordida, e pode alcançar a gengiva inferior começando até a machucá-la.

Tendo em vista tudo isso, concluímos que extrair um dente deve ser a última opção após descartadas todas as tentativas de salvá-lo. E, caso isso aconteça, é necessário colocar outro dente no lugar o quanto antes, mesmo que seja algo provisório até se ter condições de colocar um definitivo.

Num futuro não muito distante, com o avanço da pesquisa sobre células-tronco, poderemos ter o nascimento de um novo dente no local. Mas enquanto isso não chega, se você tem um dente quebrado ou estragado, quanto antes procurar ajuda mais chances o seu dente terá de um final feliz.

 

Prof. Dr. Alex Prado

Sobre Top Estética

6 comentários

  1. maria isabel silva bernardes

    dr alex prado eu fraturei um dente e ficou mais foi a raiz este dente tem tratamento de canal eu fui em um dentista ele falou que eu tem qui fazer implante ,porque o dente quebrou muito e nao tem a coroa ,gostaria de ver a sua opiniao ,mi mande resposta estou muito ansiosa este dente e da frente

  2. gostaria de saber se eu estrair quatro dentes da frente se posso usar uma. protese movel assim que estrailos

  3. gostaria de saber se no meu caso tem solução fiz canal a muito tempo atras ai com o tempo começou a dar carie no dente nao fui mais no dentista a final acabou estragando todo o dente agora so ficou a raiz tem como colocar um pino e coroa sem precisar arranca a raiz

  4. Eduardo jose da silva

    meu dente molar esta bastante cariado fui ao dentista da PM pois sou policial militar e a dentista que me atendeu ficou o tempo todo conversando com uma outra dentista enquanto me atendia reclamando da vida da escala de serviço dela que teve que pagar multa no hotel por ter cancelado sua viagem,depois virou pra mim e falou:vou tampar seu dente porque nao consigo fazer canal,voce nao abri a boca o suficiente,e vc vai ter que arrancar esse dente e fazer implante.Eu achei isso um absurdo um total descaso e quero a opiniao de um profissional de verdade.

  5. Só comentário doente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top